sábado, 17 de maio de 2008

LEITURA DE IMAGENS

Observe as imagens e responda as perguntas:

Estudo da imagem 1

Observação da foto

Reconstrução dos sentidos do texto

1.Que animal aparece na foto?
2.Na sua opinião, a foto foi tirada de perto ou de longe?
3.Numa foto, aquilo que aparece na frente, com mais destaque, é o primeiro plano. E o que aparece atrás, com menor destaque, é o segundo plano. Na foto, o que aparece no primeiro plano? E no segundo?
4.Na sua opinião, há contraste entre as cores do animal e do fundo?
5.Imagine que você encontrou esse animal na esquina da rua onde mora. O que você faria?



Estudo da imagem 2

Observação da foto

Reconstrução dos sentidos do texto

1.Dê um nome ao gato que aparece no quadro.
2.Na sua opinião, a tela representa um tempo mais antigo ou mais atual? O que aparece na tela que comprova isso?
3.Como é o lugar que aparece na tela?
4.O que você acha que o gato está sentindo?
5.Que sensação a menina lhe transmite?



Estudo da imagem 3

Observação da foto

Reconstrução dos sentidos do texto


1.Que bichos aparecem na ilustração?
2.Em que lugares pode ser encontrado esse texto? Para que ele serve?
3.O que quer dizer a inscrição "dublado"?
4.Observe as personagens da ilustração.
a)Qual delas representa o "mal"?
b)Liste as características que você observou na ilustração para chegar a essa conclusão.



Estudo da imagem 4


Observação da foto


Reconstrução dos sentidos do texto

1. Para que serve esse tipo de texto?
2. Dê as características da personagem que aparece no texto.
3. Identifique:
a) o nome do livro:
b) o nome do autor:
4. Quem são os principais leitores desse tipo de livro?
5. Na sua opinião, há algo que torna essa capa engraçada?

Fonte: CÓCCO, Maria Fernandes. ALP, 2: análise, linguagem e pensamento: um trabalho de linguagem numa proposta socioconstrutivista. / Maria Fernandes Cócco, Marco Antonio Hailer. – Ed. Renovada. – São Paulo: FTD, 1995. p. 142 –143.
CÓCCO, Maria Fernandes. ALP novo: análise, linguagem e pensamento / Maria Fernandes Cócco, Marco Antonio Hailer. - São Paulo: FTD, 1999. p. 13,14,59,60,74,75,76,77.

2 comentários:

Anônimo disse...

eu achei muito legal a atividade do dinhero, camilla.

Anônimo disse...

gostei muito do nosso blog. Me senti muito feliz quando eu consegui saber que voces iam dar aula para A GENTE.